Medusa

“Alguns creem que a decapitação de Medusa simboliza o domínio da sociedade patriarcal. Medusa, termo que significava “sabedoria feminina soberana” foi silenciada e seus poderes caíram sob o controle e as ordens dos homens… A grega Medusa é uma importação da Líbia, onde era venerada pelas amazonas, junto às Deusas das Serpentes. Originalmente simbolizava a sabedoria das mulheres, os mistérios do feminino e os ciclos da natureza e mais tarde esses valores foram deturpados e Medusa passou a ser conhecida como “monstro maligno”.

2 pensamentos sobre “Medusa

  1. Wow! Não sabia dessa. Adorei ver a Medusa representada com tanta dignidade e com uma vibe bondosa e majestosa, não cruel e ameaçadora. De onde você tirou essas infos, Nath? Tá entre aspas mas não tem a fonte…
    Medusa sempre foi uma de minhas personagens preferidas. Nunca entendi o que havia de heroico em um mané ir até a toca dela, onde ela estava quietinha, sem encher o saco de ninguém, invadir sua privacidade e cortar sua cabeça, como se tivesse derrotado um baita monstro. Bom, garanto que se EU tivesse o poder de Medusa, eu também teria transformado em pedra todos aqueles panacas que tentaram entrar no meu mocó sem convite! Grunf! Enfim, acho Medusa uma das grandes personagens injustiçadas das lendas… E agora, com essa interpretação antipatriarcal, gosto mais ainda dela. ^ ^

  2. Amore, li de uma conhecida no face, mas que também estava sem fonte.
    Mas se eu achar, te aviso e mando.

    Eu tb adorei! “Medusa uma das grandes personagens injustiçadas das lendas… E agora, com essa interpretação antipatriarcal, gosto mais ainda dela. ^ ^” é bem isso mesmo!
    Suspeito que a maioria dos personagens femininos na mitologia foram deturpados.

    Beijao!

Deixe uma Resposta

