Cinema-Atualizado!

Sempre fui apaixonada por filmes. Quando pequena, ia ao shopping com meu pai só para vermos um filme. Sempre foi fascinante, acho que desde que aquela primeira exibição dos Irmãos Lumière que o cinema encanta…

Mas cá entre nós, no meu imaginário infanto-juvenil, cinema era algo misteriosamente distante e sequer passava pela minha cabeça que eu pudesse trabalhar com isso, ver um filme sendo feito ou mesmo fazer um filme. Sério. Por incrível que pareça, eu tinha a mesma ideia relacionada à fotografia (profissional, claro). Não sei se isso é porque eu não tenho ninguém na família que trabalhe com isso, ou se é porque eu nunca tive grana ou se isso era maluquice minha.

O duro, é que a realidade não está muito distante dessa maluquice.  Para fazer filmes no Brasil é difícil, falta grana e pessoal qualificado. Mesmo com um notável crescimento da área, ainda são poucos os empresários executivos “interessados” em cinema por aqui. Agora, imagina fazer filme no interior de São Paulo. Mas não estou falando de Paulínia. E sim de São José do Rio Preto, no noroeste paulista.

Meu marido, o Macaco, sempre amou e sempre quis trabalhar com cinema (e olha que o máximo que ele se imaginava era trabalhar numa vídeo locadora). Mas, como eu falei, ainda é muito difícil viver de cinema. Ele trabalha com filmagens comerciais e eventos. Mas, nas horas vagas, foi se juntando com pessoas que tinham a mesma paixão que ele. Sem grana, sem tempo, só com a paixão mesmo.

Uma dessas pessoas é a Bia Lelles. É dela que falarei hoje. Com ela, desbravamos as terras desconhecidas e selvagens do cinema. Ui!

—————————————————————————————————

A CAMINHO DO CÉU

Quando conhecemos ela, foi exatamente para participar do seu primeiro curta-metragem, chamado “A caminho do céu”.

Eu falei dele aqui no Blog, relembre aqui:

>https://agrandegaia.wordpress.com/2009/08/07/a-caminho-do-ceu-curta-metragem/

>https://agrandegaia.wordpress.com/2009/10/16/a-caminho-do-ceu/

E tem um post aqui também>

http://monaluizon.wordpress.com/2009/06/18/a-caminho-do-ceu-bia-lelles/

E aqui o blog do filme>http://acaminhodoceu-filme.blogspot.com/

—————————————————————————————————-

RETRATOS

Em seguida, um novo projeto, onde o Macaco foi um dos diretores de fotografia, o curta-metragem “Retratos”, que só vai para a net daqui uns meses, por conta de burocracia em relação aos festivais em que está inscrito.

É baseado no conto homônimo de Caio Fernando Abreu.

O making of ta aqui:

Aqui, dois posts incríveis sobre o filme:

>http://sopadedragoes.blogspot.com/2010/08/retratos.html

>http://luizaureo.wordpress.com/2010/08/24/making-of-retratos-210810/ (detalhe para a modelo mirim em destaque…Sophia Jones, minha filhota)

————————————————————————————————–

COLHERES

E agora, estamos na pré-produção do filme “Colheres”, que fala da solidão no universo feminino. A equipe principal deste curta é formado somente por mulheres. E sabe o que eu fico mais espantada? Como é assustador o fato de “uma equipe formada somente por mulheres” ser algo fora do comum. Enfim. Será feito blog e tudo mais e assim que eu tiver mais informações, passo por aqui também. Espero que gostem 😉

Equipe técnica formada por>

Direção – Bia Lelles
Assistente de direção – Valquíria Menezes
Direção de fotografia – Nathalie Gingold
Assistente de fotografia – Fernando Macaco e Raul Begueline
Direção de Arte – Gianda Oliveira
Produção – Belinha e Maria Clara Begueline
Figurino e maquiagem – Flávia Carvalho
Edição –  Eliane Gonçalves
Trilha sonora – Mila Carvalho
Edição de áudio – Leandro Fermino
Continuidade – Carla Moraes
Produção executiva – Fernando Loria
Still –  Nath Silva
Making of – Alexandre Bordon
Assessoria de imprensa – Mayla Pinheiro
Elenco – Neuza Monção e Ney Catharino

Blog da Nath Silva falando sobre o curta > http://buscandoesperanca.blogspot.com/2011/02/desafio.html

Cada vez mais procuramos melhorar a qualidade do cinema produzido por nós. Cada vez mais percebemos que dá sim para fazer cinema por aqui. E cada vez mais, descobrimos que fazer é melhor que sonhar.

Parabéns Bia Lelles, por transformar sonhos.

Entre em contato com ela>

Twitter: http://twitter.com/#!/bialelles

Blog: http://bialelles.wordpress.com/

4 pensamentos sobre “Cinema-Atualizado!

  1. Ah, querida! Que bom poder dividir este projeto com vcs! Tão sensíveis, tão modernas, tão engajadas, tão talentosas, tão MULHERES! Obrigada pelas palavras… Mas ter vc ao meu lado fazendo o cinema acontecer nesta cidade “inóspita” vale mais do que tudo o que possa ser dito! Nós vamos vencer, pode ter certeza. Beijo no coração.

  2. Bia, é recíproco =D
    Já estamos vencendo né!

    beijão e muito sucesso para todas nós!

  3. nath, deste projeto você esqueceu de comentar! que coisa linda! estou curiosa para ver a coisa mais de perto, caminhando e ganhando formas que não as encontradas no livro. é uma grande responsabilidade, porque além de fazerem uma adaptação de um conto (o que já não é fácil), vão mergulhar no universo do caio fernando, o que também não é nenhum pouco fácil. aliás, cá sozinha, tentei medir o peso das duas empreitadas, mas não consegui. o mais importante a bia já falou: vocês são mulheres sensíveis. espero, ansiosa, pelo resultado. quem sabe não fazemos uma mostra aqui no ibilce, já que temos um professor que se debruça sobre a obra do caio fernando.

    parabéns mulheres!

    beijos nossos.

  4. Ola Jheni!
    Então, o filme colheres não tem a ver com o Caio Fernando, o curta do conto dele é o “retratos”.
    O que iremos fazer é de autoria da própria diretora. “Colheres” se baseia em uma história de uma simples dona de casa, que mesmo isolada do mundo, grita com todas nós, mulheres.
    =D
    Grandes abraços!

Deixe uma Resposta

