Meu ensaio

Admito cá pra vocês, que literalmente “empaquei” neste ensaio. Ele foi feito em Abril e só agora tive forças para terminar de editar e publicá-lo.

Isso tudo se resume a uma enorme dificuldade em aceitar meu corpo e meu ser como mulher. Enfim. O mais incrível é que fiz o ensaio exatamente para isso, para romper com essa barreira ridícula que existe em minha vida. Em romper com o silêncio do meu corpo. Em romper com o machismo, nem que seja o meu próprio.

Sem falar que eu queria sentir como seria estar do outro lado da objetiva e ser a fotografada. Passar pela experiência, sentir ali, na pele….Me sentir envergonhada, me sentir estranha, feia, sem pose de modelo, essas coisas…

Sempre fui muito revoltada com a submissão feminina, pois vejo a força que brota de cada mulher e de mim mesma sendo podada à cada passo, a cada vestido e ação. Longe de mim querer a suposta igualdade, eu valorizo exatamente o contrário, quero dar forças às diferenças e à beleza que nelas grita. Quero ser amante, mãe, amiga, fotógrafa, mulher…. e tudo isso junto!

Meu trabalho como fotógrafa é o de tentar fazer gritar, de uma maneira silenciosa, a força que o olhar e o nosso corpo têm. Tentar, através do momento congelado, dar uma corneta visual aos nossos contornos. E a Luciana Frare, responsável pela fotografia do meu ensaio o fez graciosamente…Obrigada querida, minha irmã de outras vidas.

Espero que gostem. Espero que entendam.( Espero deixar de ficar esperando algo que vem do silêncio do computador) 😉

Fotografia: Luciana Frare

Edição: Nathalie Gingold

Produção: Fernando Macaco e Luciana Frare.

Ajudante de papai noel: Sophia Gingold

Clique na imagem para ver a galeria completa

3 pensamentos sobre “Meu ensaio

  1. Nathalie

    “Isso tudo se resume a uma enorme dificuldade em aceitar meu corpo e meu ser como mulher.”

    Eu tenho certeza de váááárias pessoas já te disseram: “Mas encanar com quê? Seu corpo é lindo!” Rs! O grande problema é que não importa o quanto as pessoas digam, a gente continua achando que não está bom. Não dá pra resolver o assunto baseando-se na opinião dos outros; a gente tem que resolver consigo mesma. Por isso eu entendo PERFEITAMENTE o que você disse logo em seguida:

    “Enfim. O mais incrível é que fiz o ensaio exatamente para isso, para romper com essa barreira ridícula que existe em minha vida. Em romper com o silêncio do meu corpo. Em romper com o machismo, nem que seja o meu próprio.”

    Adorei isso! Somos machistas, sim, em níveis que não nos atrevemos a confessar a nós mesmas…

    Eu queria muito viver num mundo em que “baixinha de peito pequeno” pudesse ser algo lindo (rs!), mas não adianta culpar a mídia, os homens ou o que seja. Esse mundo tem que começar em mim.

    Em tempo: o ensaio está LINDO, é não é “pouco lindo”, é “lindo de dar inveja”. Pode acreditar. Você é muito fotogênica, tem sua própria beleza, aquela que não conta só com a aparência mas também com o tempero da personalidade. Intransferível. 😉

  2. “Esse mundo tem que começar em mim”. Resume basicamente porque amei o seu comentário. Porque é tão dificil “encarnar” essa conclusão?
    Mas eu insisto, pergunto, me submeto e mergulho nesses mistérios.
    Tenho total consciencia que esse mundo começa dentro de nós, mas muitas vezes me pego pensando como os outros. Decidi parar de ter medo de parecer ridícula ao tentar, subverter meus próprios valores e, claro, os valores da sociedade. E sei, que através do “compartilhar” essas reflexões e discussões com outras pessoas, aprendo eu mesma um bocado.
    Por isso o projeto(do nu), tanto por mim, quanto por todas que têm coragem de se arriscar à entender o próprio corpo.Os próprios medos e preconceitos. A própria beleza.

    Abraços e muitos beijos, cada vez mais, entendo como e proque, mesmo de maneira estranha, nos conhecemos.

Deixe uma Resposta

