ALMA APRISIONADA | Balé de Rio Preto | São José do Rio Preto/SP

“Em Alma Aprisionada o coreógrafo Mário Nascimento desafia o elenco do Balé de Rio Preto a interpretar os limites entre lucidez e loucura que marcaram a personalidade de Stela do Patrocínio.

Nascida em 1941 e autora de poesias inquietantes, Stela permaneceu internada durante 30 anos na colônia Juliano Moreira, o hospital psiquiátrico onde também viveu o artista plástico Arthur Bispo do Rosário. Se destacava dos outros pacientes por sua fala peculiar, com alto teor poético. Inspirado nesses em outros enigmas da poetisa que morreu em 1992 aos 52 anos, é que Mario Nascimento tece uma dramaturgia apoiada na palavra falada e na coreografia desenvolvida em meio aos obstáculos criados no palco por tecidos entrecruzados.

Com uma linguagem cênica e coreográfica que explora o potencial singular de movimento de cada bailarino/ator, o espetáculo traz movimentos que catalizam a lucidez em meio ao caos, que é a própria essência de Stella do Patrocínio, fazendo com que esse conceito se espalhasse a todas camadas do processo criativo. Os bailarinos/atores tiveram como nunca, pela individualidade, seu trabalho valorizado ao máximo, pois cada um tem seu movimento individual, como várias performances-solo ao mesmo tempo, sem, no entanto, comprometer a unidade, é a idéia do caos ordenado e contido dentro de limites espaciais.”

(Texto retirado do site http://www.festivalriopreto.com.br)

Nathalie Gingold Fit 17-07-09 470
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s