Ensaio Flávia

Ufa! Finalmente os ventos trouxeram ela para vocês…acredito que foi a frente fria que desceu do Atlântico.

Conheço ela há pouco tempo, mas temos muitos assuntos em comum, conversamos na mesma lingua, buscamos a mesma liberdade e vemos tudo por um ângulo diferente.

De um carisma fora do comum e um ar de ” te conheço há muito tempo”, marcamos o ensaio. Inicialmente seria com o tema rock, mas depois de muito conversar, ela decidiu mudar os ares, fomos para o reggae e chegamos no rasta.

Ela separou tudo que havia relação com isso e fomos para a casa do namorado dela, o Hunfrey. Lá é bem arborizado, e um pé de limão cravo foi o primeiro cenário. Depois fomos para algumas árvores centenárias e no final da noite, viemos pra minha casa, para fazermos algo um pouco mais tranquilo, longe de olhares curiosos, como todo namorado tem.

O ensaio fluiu como uma brisa matinal…

Produção: Fátima Salomeh e Fernando Macaco
Maquiagem: Fátima Salomeh
Iluminação: Fernando Macaco
Fotografia: Nathalie Gingold

Heis aqui o texto que ela escreveu para descrever a sensação e logo em seguida, algumas fotos do ensaio, aproveitem!!!!

 

Quem você vai ser? Essa foi a primeira coisa que Nathalie me perguntou quando tudo estava pronto para me fotografar. Respondi prontamente que seria o Bob Marley.  Um dia antes procurei em minha casa, tudo que pudesse usar como referência ao reggae, tema do ensaio. Fiz algumas bijouterias com as cores do reggae, separei meus vestidos, enfim, estava muito ansiosa.

Nunca fui o elemento principal de um ensaio fotográfico, sempre achei que não tinha perfil adequado para ser fotografada, não tenho estereótipo de modelo, não me porto como uma e não sou alta, talvez por isso estivesse ali. Aceitei o convite, pois tenho uma necessidade muito grande de me olhar e me gostar. E foi exatamente isso que senti. Percebi que 5, 6 ou 10 quilos a menos não me fariam gostar mais de mim, já estava me amando.

A atenção da Nathalie, a produção do Macaco, a maquiagem da Fátima e os dreads que ela fez nos meus cabelos despertaram em mim grande emoção. Estava me sentindo uma verdadeira rastafari.

O primeiro cenário era a natureza, um pé de limão-cravo, que mais parecia o elemento principal do ensaio e eu uma mera coadjuvante. Nenhum problema pra mim, já que fazíamos parte de um todo naquele momento. Mas faltava uma coisa. Uma coisa que fazia com que o verde ficasse mais verde, o amarelo mais amarelo e o vermelho mais vermelho. E então mudamos de cenário. Um cenário construído pelas mãos da Nathalie e do Macaco. Com as luzes e a brisa que davam algo especial na beleza que eu achava que não tinha. E ai as cores ficaram mais vivas. Tão vivas que meus olhos mal podiam enxergar. E o astral mudou. As coisas ganharam movimento e meu corpo como num ritual sagrado do rastafarismo se entregou, e tudo que mandava meu coração, em um ato de obediência meu corpo cumpria.     

Pude perceber que menti para Nathalie quando falei que queria ser Marley. Menti, pois todo o tempo queria ser eu mesma. E fui.

 

Yaga Yaga (obrigado)

Flávia Carvalho.

 

 

 

16 pensamentos sobre “Ensaio Flávia

  1. Vocês puderam escapar dos olhos curiosos do namorado da Flávia, mas não puderam fugir dos olhos arregalados do dragão. Olha ele alí!

    Ficou ótimo esse ensaio – como todos. Esse conseguiu transmitir o atrevimento simpático de “nos conhecemos há tempos”, que você disse ter a modelo.

    Parabéns, amore!
    Bisous!

  2. Conheci a Flavia quando tinha 14 anos. Ela presenciou parte da minha iniciaçao aos estudos Grande Mãe. Escrevi poemas sonre ela na epoca em que me achava poeta. Nao sei se ela ainda o tem! Eu liquidei todos eles em uma crise de baixa estima, entao nao poderei compartilhar agora.
    O encontro de duas mulheres poderosas e grandes amigas minhas aconteceu sem a minha presença (corporal). Sem duvida uma força especial as colocou juntas e so poderia ter acontecido o melhor: esse ensaio é um deleite para quem vê! E a modelo descobriu o que ha anos eu queria mostrar: nada melhor do que ser ela mesma!
    Fla: sua pipoca doce faz sucesso até hoje e até quem jura de pé junto que odeia pipoca doce, devora a sua receita e pede mais! Febre Flaviana em Budapeste! E sempre que faço, sinto que estou na sua cozinha e nas conversas que a gente tinha. Acho que é por isso que fica tao boa.
    Nath: Seus olhos têm um poder imenso! Seus grandes olhos expressivos e cativantes… Nao me surpreende o fato de vc ser uma fotografa. Era pra ser e estava marcado em vc o tempo todo! E nao é à toa que vc faz com que as pessoas vejam, através dos seus olhos, das suas lentes, o que elas mais escondem dentro delas. A beleza se rende a vc de maneira magica! Parabéns, parabéns, parabéns!
    Mas alguns meses e reencontrarei os seus olhares!!
    Amos as duas!
    Beijos!!

  3. Nathalya, com th e y, lembra qd vc me disse que num show acho que do Dijavan ele foi te dar um autografo e te perguntou : “Nathalya com th e y? … Foi isso mesmo ou minha memória ja anda falhando??? Pois é nem sei porque me lembrei disso agora. Alias lembro de tantas coisas, lembro da poesia, e a tenho ate hoje, lembro da pipoca doce que so deu (ou quase) certo aquela vez com vc rsssssssss que saudade!!!! … Nossa tanta coisa pra dizer. Aprendi tanto com voce, com a mae, o pai e as meninas, e por um tempo isso ficou perdido dentro de mim, parecia que havia uma “coisa” tapando tudo , e havia rsss . Mas agora esta tudo tao diferente, tudo mais claro. Não vejo a hora de te ver e poder te abraçar pra dizer por muito tempo o quanto te amo minha eterna poeta.
    Te admiro demias!

    Nath. Que olhos sao esses ? rsssss Sao os da alma (clichê né ) … Mas é verdade … Vc é diferente mulher, muito especial e estou muito feliz por fazer parte do seu trabalho !

    Somos mulheres de sorte, e eu mais ainda por ter vc duas cruzando minha vida!

    Bjos

  4. É Jhenifer, os olhos do Dragão vêem tudo…

    Que bom que gostou, sempre fico receosa quanto à reação das pessoas pra cada ensaio… eu mesma amo cada um, cada experiência, cada mulher-amiga-irmã que eu tirei fotos…Mas sempre bate aquele friozinho na barriga, “vai que ninguém gosta”… Típicas minhocas na cabeça!

    Mulher, mil beijos…adoro seus comentário, pareçe uma outra eu comentando sobre algo que fiz.

  5. Nathy, o que posso expressar (e que foi totalmente expontâneo) foi um grande e emocionado sorriso… Aquele sorriso de entendimento, de carinho, de orgulho de ter pessoas como você perto de mim (mesmo que, muitas vezes, seja somente através do sonhos e do msn), aquele de saudades misturas à ansiedade de ter rever, aquele de amor.

    Mulher, se vc vê meus olhos, é pq vc também os tem…só reconheçemos aquilo que já existe dentro de nós.

    E sim, amo, amo, amo a fotografia e amo ainda mais poder chegar tão perto das pessoas, com algo tão distante, a câmera.

    Me emociono cada vez que uma amiga minha se vê maior e mais bela em minhas fotos, algumas chegam até a estranhar a beleza que há nelas mesmas. Mas eu insisto. Grito no ouvido delas: é você mesma. E você é linda, é forte, é a Grande mãe encarnada em mulher.

    Te amo linda. Amo vcs duas. Amo vcs todas.

  6. São os olhos do Dragão…quando uma amiga minha, aquela que postou la em cima (a Jhenifer), veio em casa, eu mostrei o ensaio e ela amou, devido a alguns detalhes, descobrimos que vc esteva com os olhos do Dragão…na segunda parte do ensaio…entendeu ou quer q eu desenhe 😉

    Ah mulher…eu não sou diferente, sou exótica!! hahahahahahha

    Linda…vc também é mto especial, tem uma fé nas pessoas e uma esperança incrível…E seu ensaio ficou lindo, lindo mesmo, lindo como você.

    Milhões de beijos!

    PS- também fiquei sabendo que a lua é um dos olhos do dragão, que se move tão lentamente que achamos que achamos que é a lua mudando de fase.

  7. rsss.. Acho que vou apenas sorrir, é exatemante o que estou fazendo agora depois de ler todos esses comentarios. Nathy, Nath, Gauche (preciso muito conhecer essa moça que já admiro muito). Bem meninas, estou aqui querendo chorar! Sabe aqueles momentos que vc se pega pensando: “será que mereço”? A verdade é que não sei. O que posso dizer é que a esperança e a fé nas pessoas que a Nath disse é verdadeira, hoje posso dizer que amo cada uma de vcs. Obrigado a todas por todo o carinho, por acompanhar o ensaio, e por não me considerarem apenas uma “mulher sem razão” (expressão muito usada por meu amigo Valmir, vcs precisam conhece-lo rssss). Obrigada , Nath, Nahty e Gauche, por estarem comigo agora e sempre.
    Nao posso deixar de agradecer tb a Salomé, Macaco, Hunfrey, pessoas caras para mim, e com as quais estou tendo a oportunidade de aprender muito .
    Nathy, minha amiga, vc que sempre quis me mostrar o que eu sou. Estou descobrindo e aprendendo com todas voces.

    Mais uma vez obrigada!
    Amo voces!

  8. Mulher, somos folhas da mesma árvore…que nos encontramos pelos galhos da vida, nosso sumo é o mesmo e a água que recebmos do céu, nutre nossas raizes.

    Linda.

    Mil beijos de folha irmã!

  9. Flávia, certos momentos, o silêncio ou o sorriso sincero de satisfação, já dão mais respostas que poderíamos supor. Então sorria sofregamente.

    Não nos conhecemos – ainda – mas acredito que a Nath tem razão em tudo o que ela já disse e ainda diz. A sua beleza ultrapassa qualquer tela fria; qualquer palavra que, sem querer, não condiz, merecidamente, com quem a diz. Não por serem falsas ou incapazes. Não! Eu acredito, fielmente, no poder de trovão que elas carregam, mas simplesmente por serem incapazes de reproduzir, com exatidão, as sutilezas dos pensamentos e sentimentos. Certas coisas só podemos sentir.

    Um abraço apertado, cara mia.

  10. Flávia e Nathalie, o ensaio ficou realmente lindo e muito emocionante. As cores, o rasta e todos os outros elementos, se encaixaram num belíssimo e harmonioso conjunto, que claro, com a simpatia da Flavia, só poderia dar no aque deu.
    Me passou uma sensação de atrevimento, mas ao mesmo tempo um ar bucólico pairava…, acho que devido à naturalidade com que perece ter acontecido o ensaio.
    Enfim, adorei.
    Parabéns.

  11. Olá Valmir!

    A Flávia esteve ótima mesmo…o clima foi aos poucos se tornando perfeito e quando vimos, estávamos naquilo que imaginávamos ser o clima do rasta.
    Foi tudo muito natural mesmo…

    Muito obrigada!

    Volte sempre!!

    Grandes Abraços!

  12. Jhenifer…nem preciso responder ao que vc disse, afinal vc disse tudo 😉

    Besos

  13. DEpois de tantas palavras, nem sei mais o que dizer. Minhas queridas, conto os dias para a minha volta e o nosso reencontro!
    Aqui esta sendo uma grande provaçao para mim… Problemas o tempo todo e pessoas com muita inveja, muito rancor, que precisam de muita ajuda… E eu nao consigo ajudar, acabo devolvendo o sentimento ruim que me enviaram. Preciso aprender muita coisa ainda! Comprei um brinco com espelhos para que as pessoas entendam: o que vc fala pra mim é o que te reflete e volta pra vc. Sinto falta de MULHERES de verdade. Daquelas que a gente pode conversar, rir. As mulheres que admiro aqui sao… brasileiras. Espero que um dia vcs tb conheçam Fernanda e Joana. Quanta luz, quanta luz!
    Aqui, tenho amigo homem que é mais mulher e mais feminino do que muitas meninas. Conheci o primeiro homem totalmente aberto às forças da Mae, sem nem saber o que era. Ele fala em metaforas e muitas vezes nossa conversa fica no ar. Krisztof é um artista das palavras. Ele vai para o Brasil!!!
    Somos folhas da mesma arvore!!! Amei isso! Mesmo do outro lado da arvore, ainda estamos conectadas!
    Percebi que mulheres ao me redor ficam gravidas! Sera um dom??? Hehehehehehehehe.
    Até logo queridas!!!
    Beijos!!!

  14. Mulher, muitas saudades…venha, venha q estamos esperando!

    E quero conhecer essas pessoas sim 🙂 Vc tb tem que conhecer algumas, 😉

    Milhões de bisous!!
    Te amo lindona

Deixe uma Resposta

