Baby come back!

Primeiramente eu sumi, sim, sumi, mas não foi de propósito. Depois daquela pane no sistema do speedy eu ainda tive o modem quebrado, e até um novo chegar eu fiquei desconectada. Eu até poderia ter ido a uma lan house, mas além de dinheiro, anda faltando tempo. 

Mas aqui estou eu, voltando e pedindo mil desculpas a todos aqueles que vieram aqui durante esse tempo e não encontraram nem um bilhetinho. E olha que eu adoro um bilhetinho.

Vamos lá!

Minha mãe recebeu um e-mail com a seguinte história, que é linda, me fez refletir bastante e eu nem sei se é verdade. E nem importa. Só gostaria de saber a autoria, que no e-mail não estava especificado.

“Essa história que eu  vou contar agora aconteceu com uma mulher inteligente
que estava fazendo uma  palestra, diz ela:

Mês passado, participei de um evento sobre o Dia da Mulher.
Era um bate-papo com uma  platéia composta de umas 250 mulheres de todas as
raças, credos e idades. E por falar em idade, lá pelas tantas, fui
questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi.

Foi um momento inesquecível…
A platéia  inteira fez um ‘oooohh’ de descrédito.

Aí fiquei pensando: “pô, estou neste  auditório há quase uma hora exibindo
minha inteligência, e a única coisa que  provocou uma reação calorosa da
mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho”?
Onde é que nós estamos?’

Onde não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado
‘juventude eterna’. Estão  todos em busca da reversão do tempo.
Acho ótimo, porque decrepitude  também não é meu sonho de consumo, mas
cirurgias estéticas não dão conta  desse assuntos sozinhas.

Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas
mesmo em idade avançada.
A fonte da juventude  chama-se mudança.
De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes
da hora.
A única maneira de ser idoso sem envelhecer é  não se opor a novos
comportamentos, é ter disposição para guinadas.
Eu  pretendo morrer jovem aos 120 anos.

Mudança, o que vem a ser tal  coisa?

Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou  a vida
toda para um bem menorzinho.
Teve que vender e doar mais da metade  dos móveis e tranqueiras, que havia
guardado e, mesmo tendo feito isso com  certa dor, ao conquistar uma vida
mais compacta e simplificada,  rejuvenesceu.

Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou
passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos. Rejuvenesceu.

Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não
tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol.
Rejuvenesceu.

Toda mudança cobra um alto preço  emocional. Antes de se tomar uma decisão
difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são
inúmeros, a vida se desestabiliza.
Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada
na face.

Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal
juventude eterna. Um olhar opaco pode ser  puxado e repuxado por um
cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que  continuara opaco porque não
existe plástica que resgate seu brilho.
Quem dá  brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.

Olhe-se no  espelho… Como está o seu olhar? “

—————————————————————————

Lindo texto, descreveu muito bem o que para mim é velhice. Já tive muitas colegas que eram velhas aos 19 anos, cheias de rotina e lodo entre os dedos.

A vida é movimento, é mudança, é uma sucessão de ciclos, que mesmo sendo eternos, variam sempre entre si.
Todos os anos, durante o inverno, as folhas das árvores da minha calçada caem. Secas e em grandes quantidade.
Mas elas nunca são iguais. Elas nunca caem no mesmo lugar e muito menos do mesmo jeito. Elas se deixam levar pelo vento. Não é incrível a sabedoria que existe em algo tão simples?

Eu tenho orgulho de ter aprendido a fazer o mesmo, vou com o vento.
E de ter meus olhos bem vivos e brilhantes, eu diria mesmo, de ressaca.😉

Deixe uma Resposta

