Cuidar do jardim

Estou fazendo meu jardim. Sempre amei plantas, flores e terra. Mas eu nunca tive um jardim para cuidar. Nunca tive o meu pedaço de terra. Às vezes eu tinha um vasinho de violetas na janela, mas um jardim te oferece maiores oportunidades, a terra fica mais livre, as sementes caem do céu e a chuva rega tudo.

Ao observar meu jardim, pude entender muita coisa, não só sobre plantas, sobre seres humanos também e até sobre mim mesma. O ser humano tenta dominar tudo que vive neste mundo (as vezes até aquilo que não tem vida). Seja fazendo guerras por territórios que eles acham que dominam, seja simplesmente limitando uma planta a um pequeno vaso com terra. Para mim e´como ver um passarinho lindo, cantando e colorido dentro de uma gaiola. Triste. Eu quero ver as plantas crescendo, germinando por toda a terra, com minhocas, formigas e morceguinhos comendo suas frutas.

O jardim também me mostrou que tudo merece cuidado, tempo e força, assim como na gravidez, temos que regar as plantas com água, tirar os bichinhos do tronco, podar os galhos defeituosos e dar muita energia. Não basta ser bonito, tem que ser cuidado, apreciado. A agua nutre a terra, faz com que as coisas tomem seus rumos e se não for domada, lava tudo, sem deixar nada para contar a história. Eu acho que com os sentimentos é assim também, eles transbordam se vc não olhar pra eles, podem nos refrescar o corpo, mas precisam de cuidado constante, para não lavar tudo que está a nossa volta.

Num jardim, não existem divisões de importância. Tem lugar para todos. A semente é minúscula e se transforma em gigante, as formigas fazem o maior auê de um lado para o outro com a terra e as folhas se juntam e formam uma super sombra impedindo que o grande sol passe por elas.
Os espinhos das plantas, apesar de servirem para proteção, são muito bonitos e coloridos. Me mostra que, apesar dos espinhos que eu tenho, pelas coisas da minha vida, eles me tornam mais bela e diferente. Não vai ser qualquer vento ou bicho que vai conseguir me derrubar…

Não sei se deu para entender, escrevi de um modo bem rápido e sem me preocupar muito com as palavras…Mas é que eu tinha que mostrar para voces a paixão e as loucuras que tem passado pela minha cabeça ao cuidar do meu jardim. E as pessoas acham que é uma coisa simples e sem importancia fazer isso. Eu acho o contrário.

E Jardins sempre me lembram Rubem Alves, de quem eu peguei emprestado o finalzinho do meu Post:

Se, no teu centro
um Paraíso não puderes encontrar,
não existe chance alguma de, algum dia,
nele entrar.

 

5 pensamentos sobre “Cuidar do jardim

  1. vou fazer alguma coisa e mando pra vcs aprovarem…tava pensando mesmo em fazer algo relacionado à cinema. beijos.

  2. nath adorei o que você escreveu neste post!
    pois concordo, hoje mesmo estava tentando explicar para uma pessoa por que eu gosto de discutir. não que eu seja briguenta, mas a maioria das pessoas com que eu convivo tem a mania de querer mudar o jeito das outras, cada um tem sua opinião (seus espinhos), poxa se todos tivessem a mesma opinião seria tão chato!!!! me deixem com os meus espinho, eles foram adquiridos com as minhas experiências boas e com as não tão boas assim!!! não sou uma pessoa inflexível, mudo de opinião sempre, mas minha essência ninguém vai mudar, sou uma plantinha que foi plantada com muito carinho, cresceu floresceu e consequentemente criou espinhos!!!!! rs.
    e quanto ao jardim, morro de vontade de ter um, mas amo morar em ap. então fica difícil!!! mas tenho muitas plantinhas e as amo!!!!!
    beijos, tati;)

  3. É maravilhoso quando as palavras fluem. Eu sempre sonhei em morar no meio do mato. Fui parar na selva de pedras. Agora é o mais próximo que estou da natureza. Mas ainda terei meu jardim. Amo a terra. Mas aqui no apartamento dei um jeito de montar um mini jardim. Ás vezes o Cá me controla, senão trago uma árvore para dentro de casa. rs*
    Lindo post…

    Beijos,

  4. Pingback: Jardim « Gaia

  5. Pingback: Sabores « Gaia

Deixe uma Resposta

